Dicas
Como consertar uma torneira com vazamento






As torneiras são parte essencial de uma casa. Assim, manter suas torneiras em boas condições de funcionamento é de grande importância. Algumas vezes você vai precisar trocar a torneira para resolver o problema. Neste artigo, mostraremos como fazer consertos básicos do sistema de torneiras de sua casa, incluindo os chuveirinhos de mão. Vamos começar pelas torneiras com vazamento.

Conserto de uma torneira com vazamento

Uma torneira pingando é o problema mais comum e também o mais fácil de resolver, ainda que muitas pessoas o ignorem e deixem a torneira pingando por muito tempo. Um gotejamento contínuo pode desperdiçar R$ 50 em água em curto prazo. Multiplique esse valor pelo número de torneiras pingando em sua casa e poderá calcular quanto está indo literalmente pelo ralo. O desperdício de uma torneira de água quente pingando é ainda maior porque você está pagando pelo aquecimento da água antes de ela ir pelo ralo.

Lembre-se de que o fornecimento de água entra em sua casa sob pressão, portanto é necessário que haja uma vedação à prova de água retendo a água que entra quando o manípulo da torneira está na posição fechada. Essa vedação geralmente é criada por uma arruela flexível pressionada firmemente contra a sede da torneira. Obviamente, quando a vedação ou a sede não funcionam corretamente, um pouco de água pode vazar e pingar pela torneira. Para deter o gotejamento, tudo que você tem que fazer geralmente é substituir ou reparar a sede.

A primeira coisa a fazer quando consertar o gotejamento de uma torneira é interromper o fornecimento de água. Você deve interromper o fornecimento de água em um registro nas proximidades. Entretanto, se sua casa não estiver equipada com registros para acessórios fixos individuais, poderá ter que ir até o registro principal e suspender o fornecimento para toda casa. A seguir você encontra várias maneiras de resolver os problemas de gotejamento em torneiras.

Torneiras tipo compressão: não importa, se ela possui manípulos independentes para água quente e fria ou apenas um para ambas, ela funciona de acordo com certos princípios básicos.

O que você precisará
Use estas ferramentas em uma torneira do tipo compressão:

    * chave de fenda
    * óleo penetrante
    * alicate tipo bomba d'água ou chave ajustável
    * vedações de reposição

etapa 1: imterrompa o fornecimento de água e remova o manípulo da torneira, soltando o pequeno parafuso na parte superior ou na parte de trás do manípulo. Alguns parafusos estão ocultos por por uma tampa metálica ou plástica de encaixe ou parafusada. Assim que remover a tampa, verá o parafuso instalado na parte superior do manípulo. Se necessário, use óleo penetrante, como WD-40, para ajudar a afrouxá-lo;

etapa 2: remova o manípulo e observe o conjunto da torneira. Remova a porca da gaxeta com um alicate ou chave ajustável de bom tamanho, com cuidado para não deixar marcas no metal. Torça a haste ou fuso girando-o na mesma direção que faria para abrir a torneira;

etapa 3: remova o parafuso que prende a vedação. Se necessário, use óleo penetrante para soltar o parafuso. Examine o parafuso e a haste, e substitua-os se estiverem danificados.

etapa 4: substitua a vedação antiga por uma nova. As arruelas de vedação poderão deter quase todo o vazamento. Observe também se o formato da arruela antiga é chanfrado ou plano e substitua-a por outra. As vedações projetadas somente para água fria se expandem bastante quando se aquecem, fechando a abertura e diminuindo a vazão de água quente. Algumas vedações funcionarão para ambas, mas você deve se assegurar de comprar as peças de reposição exatas;

etapa 5: encaixe a nova arruela de vedação na haste e reinstale o conjunto na torneira. Gire a haste no sentido horário. Com a haste no local  instale novamente a porca da gaxeta. Tome cuidado para não marcar o metal com a ferramenta;

etapa 6: reinstale o manípulo e coloque novamente a tampa do parafuso. Libere o fornecimento de água e verifique se os vazamentos continuam.

 
 
• Nova norma de elevadores de canteiro de obra é publicada pela ABNT

• IAB-DF lança concurso para o projeto do novo Complexo Administrativo do Estado do Maranhão

• Designers brasileiros invadem a semana de design em Milão

• Microapartamentos: o 'futuro' chegou a São Paulo?

• Indústria da construção completa dez meses consecutivos de desaquecimento.

 

 
• Ganhe mais espaço em casa

• Truques para esconder a bagunça da casa

• Iluminação e espelhos bem posicionados ampliam apartamentos

• Varanda como extensão da sala de estar.

• Reforma sem obra: como transformar uma sala

• Madeira: o toque de classe na arquitetura e décor

• Pintura de pisos cimentados

• Truques com tintas para o interior

• Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

• Assentamento de piso sobre piso

 
 
 
rodape Home A empresa Serviços Notícias Parceiros Lojas Dicas RH Contato WebMail