Dicas
Quero construir … por onde começar ?



Costruir é como criar um filho, se você relaxar, vai desandar … portanto planejar e fiscalizar a obra é de extrema importância.
O primeiro passo para se executar a idéia é saber exatamente que tipo de construção você quer fazer, se ela é pequena, grande, de madeira, de alvenaria, enfim até onde você pode comprometer seus rendimentos.
Outro fator importantissímo é o terreno onde a obra será feita, se ele é plano, se tem bom escoamento de água da chuva, do esgoto, se tem pedras, se é mole demais, se é duro demais, se ele é seu, como são as obras no entorno dele, posição do terreno em relação ao sol e assim por diante.

Antes de procurar uma empreiteira ou um pedreiro, você deve desenhar como quer sua casa, não fique com as idéias somente na cabeça, exponha-as com um amigo ou parente sobre sua idéia, desenhe várias opções de acordo com o formato do terreno e procure, se possível, um arquiteto, peça um desenho básico da planta baixa, com esse desenho já é possível procurar por mão-de-obra e discutir tecnicamente a viabilidade do projeto.
Esse processo é importante por que com o planta-baixa do arquiteto, fica muito mais fácil de mostrar para o executor e obter dele sugestões e fazer as mudanças necessárias, com isso em mãos e definido que o projeto está do seu gosto e que você pode pagar por ele, você pode mandar fazer a planta definitiva, ou tocar a obra com a planta básica.
Prepare-se para gastar muito combustível e telefone por que a proxima etapa é começar a cotar o material de construção, isso é muito importante que você faça, por que delegar isso ao executor só vai fazer ele comprar na loja mais próxima ou aquela que dê algum brinde para ele. E acredite, essa pesquisa vai fazer você economizar muito dinheiro, a diferença de preço chega a ser abusiva e comprar o material errado por falta de informação fará você gastar mais que o necessário.
Para poder economizar nas compras você tem que sugar o máximo de informação do executor, normalmente ele vai querer te passar isso aos poucos, conforme for fazendo, mas isso só te fará gastar mais tempo, gasolina e ganhar menos descontos, pois compras maiores = descontos maiores.
E aprenda, CHORE MUITO, peça desconto nem que seja necessário chamar o gerente da loja para que isso seja feito, negocie o frete também.
Procure na web por lojas de material de construção da sua região (logo teremos uma lista das lojas nos maiores centros urbanos aqui no blog) e crie uma planilha dos materiais, anote o nome técnico, valores, frete, desconto, nome da pessoa que te atendeu e o telefone da loja, isso será muito útil para poder comparar onde o preço é melhor, sempre levando em conta o custo benefício.
Essa etapa é muito importante para que você possa definir onde ir, oque perguntar, sem gastar muito tempo e dinheiro.
Evite levar seus filhos junto e preste atenção ao horário de almoço, pois nessa hora há menos funcionários para atendê-lo.

Faça amizade com o vendedor da loja que lhe der mais descontos ou estiver com os melhores preços, isso garantirá que as futuras compras serão rápidas e com descontos.

Definido onde comprar, a pergunta é: “Você sabe oque está comprando ?
Muito importante é saber oque é o produto, para que serve e a qualidade, isso evita aborrecimentos com compras erradas, idas e voltas, além de garantir que você sabe desde o início que o material é o apropriado para a situação.

Calma, até aqui nós vimos basicamente como comprar de maneira correta, mas isso não garante que o executor da obra vá fazer o serviço de forma correta, então vamos ver agora como garantir que sua casa seja bem construida.

  • Monitore, se possível diariamente, a obra. Entre no canteiro, vá até onde o serviço está sendo realizado.
  • Ponha a mão na massa. Pergunte, seja curioso, ajude, questione.
  • Verifique o almoxarifado, confira o estoque, veja se não está faltando nenhuma ferramenta, se o material está sendo usado na obra e não fora dela.
  • Se estiver usando uma caçamba para os resíduos, confira se não está havendo desperdício de material, isso é muito comum.
  • Não deixe que materiais como tijolos e telhas fiquem na rua, peça que os empregados da obra recolham, ou page um extra para os entregadores. Esse tipo de material é facilmente carregado durante a noite.
  • Confira sempre a planta com oque está sendo feito e na dúvida, pergunte. Estando inconforme, solicite que seja corrigido e anote isso para cobrar o executor após o prazo dado para a tarefa.
  • Seja amigo das pessoas que estão trabalhando na obra, isso torna o ambiente mais agradável de trabalhar, mas não deixe essa “amizade” estragar o clima patrão-empregado.

Com essas dicas você ja pode começar a pensar em como vai tocar a sua obra e lembre-se “Se lhe disserem que custa X, disponha de mais 50%”, essa é sua regra de ouro para não ser pego de surpresa.

 
 
• Nova norma de elevadores de canteiro de obra é publicada pela ABNT

• IAB-DF lança concurso para o projeto do novo Complexo Administrativo do Estado do Maranhão

• Designers brasileiros invadem a semana de design em Milão

• Microapartamentos: o 'futuro' chegou a São Paulo?

• Indústria da construção completa dez meses consecutivos de desaquecimento.

 

 
• Ganhe mais espaço em casa

• Truques para esconder a bagunça da casa

• Iluminação e espelhos bem posicionados ampliam apartamentos

• Varanda como extensão da sala de estar.

• Reforma sem obra: como transformar uma sala

• Madeira: o toque de classe na arquitetura e décor

• Pintura de pisos cimentados

• Truques com tintas para o interior

• Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

• Assentamento de piso sobre piso

 
 
 
rodape Home A empresa Serviços Notícias Parceiros Lojas Dicas RH Contato WebMail