Dicas
Designers transformam cerâmicas em esculturas na Cersaie


A capacidade de transformação italiana é representada na exposição Metamorfose, exibida até o dia 24 de setembro na Cersaie, feira de revestimentos e produtos sanitários que acontece em Bolonha, Itália. 

A mostra já fez parte da Trienal de Milão e é reeditada nesta edição da Cersaie a partir de trabalhos de oito jovens designers italianos, que desenvolveram esculturas com peças cerâmicas como pisos,  azulejos e vasos sanitários.  Para a criação dos trabalhos, os profissionais tinham como premissa repensar o "fenômeno da metamorfose", que simboliza as mudanças estéticas, técnicas e até mesmo econômicas pelas quais passam a indústria italiana. Segundo os organizadores, a mostra simboliza o enfrentamento de qualquer ambiente com uma atitude flexível em relação às características estruturais da cerâmica, mantendo sempre as qualidades de desempenho do material. "Metamorfose é para nós a capacidade de antecipar as novas tendências estéticas, técnicas e funcionais de produtos cerâmicos, propondo inovações tipológicas e tecnológicas", afirma Franco Manfredini, presidente da Confindustria Ceramica, organizadora do evento.



Os trabalhos fazem uma "turnê" por lugares antigos e mitológicos como a Atlântida e até mesmo a Pérsia , passando pela cultura expressiva da Índia e Emirados Árabes Unidos,  pela experiência visual e sensorial da chegada  à uma das megalópoles dos Estados Unidos,  pelo  metrô de Paris, África, para finalmente expressar uma representação concentrada no espetáculo dos vulcões do Sul da Itália, "um incêndio, uma energia indispensável para a cerâmica",  afirmam os organizadores.

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de produtos de empresas italianas. Confira:

La Fontana di Atlantide

Kelly Carvalho

Projeto:  Studio Giulio Iacchetti


Coleção dos sanitários Olivia, da Cerâmica Globo


Inspirado na designação de Platão para a Atlântida como a "terra do mito e do mistério", o escritório de design desenvolveu uma majestosa torre de cerâmica azul que conta o movimento das águas. A fonte descreve uma história de sábia condução da água oceânica, que derrama seu precioso conteúdo em outras bacias, em um jogo de referências alegóricas onde será bom deixar qualquer incerteza e se  jogar de cabeça no mundo dos sonhos, projetos e ideias.

Padam

Kelly Carvalho

Projeto: Diego Grandi

Massa epóxi Kerapoxy e sistema de hidropintura da Dursilite
O desenho paisley, de origem persa, se transforma com o encontro de uma escola técnica, uma reinterpretação que é de fato uma metamorfose conceitual e formal explicitada no título da instalação: Padam. O nome lembra uma cidade da Índia que remete de forma onomatopéica aos sons de passos, um caminho hipotético que  une as diferentes instalações.

Indian Mood

Kelly Carvalho

Projeto: tudio Terri Pecora
Peças fabricadas pela Simas

O projeto é a interpretação da metamorfose como  descontextualização de um objeto típico ocidental de uso cotidiano (como um produto para banheiro) para se tornar parte de uma arquitetura evocativa. A inspiração vem da escolha de uma veia arquitetônica indiana que prefere formas geométricas monumentais e coloridas, sobretudo por estruturas de caráter sagrado, como os templos, que influenciaram o trabalho do designer austro-italiano Ettore Sotsass (1917-2007) no movimento Memphis. "Memphis dá aos objetos uma espessura simbólica, emotiva e ritual. O princípio à base de móveis absurdos e monumentais é a emoção antes da função." Daí a escolha de uma forma totem, ritual, evocativa e absoluta.

Sabbia e Vento

Kelly Carvalho

Projeto: Salvo Schiavo

Mármores e cerâmicas da Ceramiche Coem
Segundo Schiaco, a imagem estática do movimento perpétuo, que parece deixar tudo inalterado, mostra a essência transmitida por uma terra mágica: os Emirados Árabes Unidos. A cerâmica revela sua natureza metamórfica, que através das formas suaves da paisagem e das riquezas naturais, traz a inspiração para sua reprodução harmônica.

Tile Gate

Kelly Carvalho

Projeto: ARXX Minervini+Sanna
Coleção Stone Project, da Ergon

No primeiro contato com o Novo Mundo, o cenário que se abre ao viajante do Velho Continente é a dimensão das megalópoles dos Estados Unidos, sua imponência e vastidão desde os cânions aos arranha-céus. Tile gate evoca esta espacialidade, através de um lugar onde o visitante é convidado a entrar no material cerâmico em uma jornada visual e sensorial, através de uma passagem deliberadamente estreita, que se dilata e retorce na parte superior da peça. Essa nova experiência perceptiva é acentuada pelo contraste entre o preto fosco na parte externa do monolito, e do material preto brilhante na área do caminho interno.

Arts et Metiers

Kelly Carvalho

Projeto: Roberta Bonaiti
Material produzido pela Etruria Design

O  ladrilho aplicado há mais de um século no metrô de Paris sai do subterrâneo e mostra-se à cidade, criando-se espaços de convívio. O jogo de reflexão provoca desorientação e curiosidade, que se traduz na  forma com que  o viajante interage  no ambiente. Na opinião da autora do projeto, a arte de fazer se tornou a marca registrada da cidade, dando ao viajante uma riqueza de imagens e sentimentos intimamente ligados ao local.

2x2x2 sulle vie del Sud

Kelly Carvalho

Projeto: Studio Tamassociati
Porcelanato da Casalgrande Padana

O trabalho propõe uma ação socialmente útil e sustentável.  Os paletes de cerâmica "bios antibacterial"  serão doados  para o centro cirúrgico e pediátrico de Serra Leoa, na África. O projeto transforma um ato efêmero em ações sociais, enfatizanndo a necessidade de repensar o futuro em termos de simplicidade e de equidade, de modo que o conhecimento e riqueza possam se tornar um patrimônio comum para todo o planeta.

Volcano

Kelly Carvalho

Projeto: Federico Dalmazzo, Fikez Architectural DesignStudio
Materiais da Cooperativa Ceramica D'Imola

A instalação pretende expressar a metamorfose como  força da mutação da matéria através do fogo, alegoria do trabalho humano de transformação de substâncias vis em essência preciosa. Oitenta e cinco camadas de cerâmica sobrepostas em espiral, escolhidas entre as mais importantes da Itália, compõem a cratera de um vulcão, como um símbolo da matéria-prima. O fenômeno é imortalizado no ato de erupção, tão colorido e brilhante como a cerâmica esmaltada usada para essa ação.
 
 
• Nova norma de elevadores de canteiro de obra é publicada pela ABNT

• IAB-DF lança concurso para o projeto do novo Complexo Administrativo do Estado do Maranhão

• Designers brasileiros invadem a semana de design em Milão

• Microapartamentos: o 'futuro' chegou a São Paulo?

• Indústria da construção completa dez meses consecutivos de desaquecimento.

 

 
• Ganhe mais espaço em casa

• Truques para esconder a bagunça da casa

• Iluminação e espelhos bem posicionados ampliam apartamentos

• Varanda como extensão da sala de estar.

• Reforma sem obra: como transformar uma sala

• Madeira: o toque de classe na arquitetura e décor

• Pintura de pisos cimentados

• Truques com tintas para o interior

• Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

• Assentamento de piso sobre piso

 
 
 
rodape Home A empresa Serviços Notícias Parceiros Lojas Dicas RH Contato WebMail